segunda-feira, 24 de março de 2014

Como se alimentar bem em dias de calor

Por Camila Santos
  
A exaltação do físico perfeito é ampliada durante o período do verão, momento no qual os corpos tendem a receber uma valorização significativa.
Nos dias tipicamente brasileiros, o calor não é novidade. Mas como alimentar-se nesta fase? Segundo a nutricionista Dinamar Venâncio, alimentos de fácil digestão são aqueles ricos em água. “Privilegie saladas, frutas, sucos, legumes refogados, peixes e carnes magras”, ressalta. Além disso, ela afirma que as frutas coloridas como: amora, uva, ameixa mamão e tomate, são aliadas de um bronzeado uniforme, pela presença de betacaroteno e licopeno, pigmentos ricos em vitaminas, responsáveis pela proteção da pele.
Com a elevação das temperaturas, a tendência à retenção líquida cresce proporcionalmente. Para não ser vítima desse fator, a técnica em nutrição, Caroline Gutierrez, dá a dica: “O ideal é ingerir muita água, cerca de 2 litros, além de sucos e chás para repor os líquidos perdidos na transpiração”, avalia. Outra bebida que deve ser incluída no cardápio é o chá verde “Ele contém polifenóis, moléculas presentes em hortaliças, que minimizam os danos causados à pele pela exposição ao sol”, diz a técnica.
Contudo, deve-se abrir mão dos vilões do organismo em bom funcionamento. É indicado evitar o consumo de frituras, produtos industrializados ricos em sódio e o excesso de carboidratos em geral. "Aqueles muito pesados e condimentados possuem uma digestão mais demorada e podem ocasionar mal-estar quando associados ao tempo quente e seco", pontua Dinamar. Em contrapartida, esses itens devem ser substituídos por alimentos ricos em vitaminas e minerais.
Outra surpresa está relacionada ao cacau. O fruto é rico em flavonoides, compostos que protegem a cútis do sol e previnem contra manchas. “Uma alternativa criativa, é usá-lo salpicado sobre a salada de fruta ou em iogurtes”, afirma a nutricionista.

Todavia, ambas enfatizam que as refeições não devem ser substituídas por sucos e chás, já que não fornecem todos os nutrientes necessários ao corpo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário