segunda-feira, 24 de março de 2014

Confira as dicas de alimentação saudável com a nutricionista Érika Chuqui

Por Flávia K. Mendes                                                                                                   

                                                                                                              

A preocupação com uma qualidade de vida melhor, agregando cada vez mais saúde e bem-estar ao nosso dia a dia, é um dos fatores que levam as pessoas a se consultar com um médico especializado em nutrição, em busca da dieta certa que contribua para um corpo mais saudável. Confira abaixo as dicas da nutricionista funcional Érika Fantaguci Chuqui referentes a alimentação dos diabéticos, novas dietas e o que comer antes da prática de exercícios físicos.

1)      Que fatores o nutricionista leva em consideração ao elaborar uma receita?
Dra. Érika – A gente tem que primeiro ver quais são as patologias que o paciente apresenta, se ele tem diabetes ou hipertensão, e em cima disso ver se ele precisa perder peso ou se não há necessidade. Se ele precisar perder peso, além de ver os alimentos que ele pode ou não consumir, eu tenho que ver o valor calórico daquela dieta e excluir alguns alimentos. E a gente também leva em consideração o que o paciente gosta de comer ou não, pois precisa ter uma boa aceitabilidade. Por fim é levado em consideração o valor socioeconômico da pessoa.
2)      Quais são os cuidados nutricionais necessários antes da prática de exercícios físicos como o futebol ou a dança de salão onde há vários tipos de esforço e gastos energéticos?
Dra. Érika – Normalmente a gente sempre fala que de 40 minutos a 1 hora antes seja consumido alguma coisa, nunca fazer em jejum, pois o rendimento será menor durante o exercício e começa o cansaço. Tem pessoas que podem vir a ter hipoglicemia. Por isso a gente sempre indica comer um carboidrato associado com uma proteína antes da prática de qualquer exercício.
 
3)      Todas as frutas são permitidas aos diabéticos?
Dra Érika – Em relação aos diabéticos, com algumas frutas, é preciso ter cuidado. Pra começar, os diabéticos não podem consumir mais que três porções de frutas por dia. Existe uma tabela que prescrevemos, que damos para o paciente saber a quantidade referente a uma porção de cada fruta. Por exemplo, para o abacate, uma porção é um quarto dele. Já o caqui e a banana têm muito açúcar e não devem ser consumidos todos os dias.
4)      Atualmente existem várias dietas da moda como a da sopa e da proteína. O que você diz dessas dietas milagrosas que prometem resultados imediatos para a perda de peso? Até que ponto elas não são prejudiciais à saúde?
            Dra Érika – Eu não sou muito a favor dessas dietas, que são muito restritas. Cada dieta pode levar a um problema, a dos shakes, por exemplo, que está na moda agora, se apenas for consumido isso o dia inteiro, pode levar a pessoa à paralisia, pois não tem a quantidade suficiente de vitaminas e minerais de que o nosso corpo precisa. A da proteína é perigosa, em excesso pode levar as pessoas a terem problemas renais por fazer o rim trabalhar mais para filtrar aquela proteína.
5) A DETOX está sendo muito comentada ultimamente. Você pode explicar um pouco sobre ela? Como funciona e para que serve?
Dra. Érika – A dieta DETOX serve para desintoxicar o organismo, porque o excesso de toxinas não vem só dos alimentos industrializados, também vem do ar poluído; com a dieta, todas essas toxinas são eliminadas e com isso há melhora no metabolismo que fica mais acelerado, ocasionando maior perda de peso.
Pode ser trabalhada de várias maneiras, a gente pode incluir o suco verde, o famoso suco de frutas com couve, e dependendo do caso do paciente, podemos excluir leite e derivados durante um mês ou menos.        


            

Nenhum comentário:

Postar um comentário