segunda-feira, 17 de março de 2014

Noites de memória nas ruas do centro de São Paulo

Por Fernanda Clas e Tamiris Mota

O centro de São Paulo é um lugar que possui muita história para contar, que tal conhecê-lo de uma maneira criativa e saudável? Em setembro de 2005, o militante Carlos Beutel, na luta pela recuperação do centro de São Paulo, idealizou a ”Caminhada Noturna”. Saindo do Teatro Municipal, a caminhada reúne cerca de 50 a 100 pessoas, de moradores a excursões de escola, todas as quintas às 20h.  A ideia é relembrar a história de São Paulo e valorizá-la, mostrando detalhes que o centro possui e que na correria do dia a dia não percebemos. 

As caminhadas duram aproximadamente duas horas, sendo sempre um novo passeio, com temas de personagens célebres que contribuíram para a cultura e o desenvolvimento da sociedade paulista ou relacionadas a alguma data especial. Muitas vezes o guia passa seu microfone a pessoas que sabem sobre o tema, ou são guiados por voluntários que têm conhecimento sobre assuntos específicos, como arquitetos e historiadores. Em um passeio foram guiados por Laurentino Gomes, autor da famosa obra 1822. E se alguém tem receio de passear à noite no centro da cidade, Laércio de Carvalho, que sempre acompanha as caminhadas e geralmente as guia brinca: “É mais fácil nós assaltarmos alguém do que sermos assaltados, é sempre muita gente junta”.

No dia 13 de março, a reportagem acompanhou um dos passeios. O tema foi Adoniran Barbosa, conhecido principalmente por “Trem das Onze”, e que contribuiu imensamente retratando o cotidiano da década de 50. Passamos por lugares em que partes marcantes da história do cantor se cruzam com a história da cidade como a antiga Rádio Record, a Praça da Sé e a central de polícia, onde Adoniran foi preso mais de três vezes na mesma noite. A caminhada nos faz olhar o centro de outra forma e resgatar um passado que não podemos esquecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário