quarta-feira, 30 de abril de 2014

As causas do golpe militar

O golpe que instaurou a Ditadura militar no Brasil e faz do tema um tópico que jamais será esquecido pela população


Por Marcel Pereira

Podemos dizer que houve uma mistura de acontecimentos que ocasionaram o golpe, sendo elas econômicas que mostrava um valor de inflação próximo aos 100% anual e também políticas que se diz muito a respeito da paralisia do Congresso, pois ele praticamente deixou de funcionar.  Juntando isso a uma série de atos impensados e tornando o país um caos.
O regime militar não pode ser visto apenas como um período de supressão de liberdades fundamentais do ser humano. Afirma - se que os principais motivos do golpe foram econômicos. Os militares sabiam que o povo apoiaria o projeto e então não perderam tempo. A queda foi inevitável e os militares permaneceram com o poder no Brasil de 1964 até 1985.
 Levando em consideração um presidente cujas propostas ameaçavam privilégios de classe precisava ser detido pela elite e foi o que aconteceu.
Segundo o professor de história do Brasil, Alexandre Maluf, especialista em história do Brasil, atualmente dá aula na Universidade de São Paulo “O setor mais elitizado da população, passou a acumular mais poder graças ao povo e depois de 64, passaram a ser amparadas pelos militares, cujo regime funcionava de maneira instransponível”.
 O que mudou a rotina da população foi o discurso de João Goulart e Leonel Brizola feito no dia 13 de março de 1964 na Central do Brasil, Rio de Janeiro. Os dois parlamentares anunciavam um novo plebiscito para aprovar uma nova constituição e a nacionalização das refinarias estrangeiras de petróleo, as reformas de base e agrária.
 A partir desses acontecimentos, reduziu-se de maneira considerável o campo de atuação do Congresso Nacional. Políticos que criticavam o governo tinham seu mandato cassado e até os meios de comunicação sofreram censura. Alexandre Maluf repudia esses fatos: “A ideia de censurar os meios de comunicação, tornaram a imprensa incapaz de divergir sobre o tema, mostrando apenas o que o poder da época queria”.



Alexandre Maluf, professor da Universidade de São Paulo especializado em História do Brasil - (Arquivo pessoal)


Nenhum comentário:

Postar um comentário