A intervenção dos militares em sala de aula
Por Fernanda Clas e Tamiris Mota
Em 2014 completa-se 50 anos do golpe militar, nessa ocasião é oportuna a reflexão sobre o seu impacto na educação brasileira. Grades curriculares foram modificadas, o ambiente educacional vivia sob um clima de desconfiança, e um novo método de ensino fora implantado.
Biblioteca da FRB - Por Fernanda Clas |
Quanto aos conteúdos lecionados, Noêmia afirmou que todos sofriam censura “Você não podia falar mal do governo em nenhuma matéria, nem história, nem sociologia, nem problemas brasileiros.”
Sobre problemas brasileiros, como sugere o título, imagina-se que haveria uma discussão e análise sobre questões brasileiras,tanto as que vêm desde as raízes da história do Brasil e se desdobram até a atualidade, quanto os novos problemas que surgiam no cenário daquela época. Porém, Noêmia afirma que o nome da matéria nada se referia aos conteúdos expostos nas aulas “Em problemas brasileiros era o contrário, era pra elogiar o governo. Mas um professor de química ou física, que fazia algum comentário em classe contra a ditadura era, em geral, penalizado.”
Sobre as prisões de professores, Noêmia negou ter presenciado alguma na USP, porém afirmou que soube de algumas e acrescentou, sorrindo; “Foram anos terríveis e a gente tem esperança que isso nunca mais aconteça. Se Deus quiser, vocês nem vão saber o que é isso.”
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