sábado, 17 de maio de 2014

Estrangeiros brasileiros

Depoimentos sobre a Copa do Mundo no Brasil de estrangeiros que moram aqui há mais de 50 anos

Por Danilo Alves, Jacqueline Altopiedi e Marcel Pereira


A Copa do Mundo do Brasil iniciará no dia 12 de junho e receberá diversas seleções e com elas virão os torcedores. Será um mês em que várias culturas, manias, etnias se reunirão apenas com um objetivo: torcer pelo seu país. E vem a dúvida: pra quem eles irão torcer? Para o Brasil ou para o seu país de origem? O que eles esperam da Copa no Brasil? Com base nessas perguntas entrevistamos dois estrangeiros que já moram no Brasil há muito tempo para saber a expectativa deles referente à Copa.  

O italiano José Cigarossa mora no Brasil há 50 anos e sobre sua visão da Copa do Mundo no Brasil ele diz: “É um evento que o brasileiro esperou muito para acontecer e está apreensivo para que chegue logo. Vai juntar a população, como em todos os anos de copa, mas esse ano vai ser diferente, o povo brasileiro ficará mais unido do que nunca.”

Os atrasos nas obras dos estádios preocupam até quem não tem nacionalidade brasileira. “Espero que as obras fiquem prontas a tempo,  apesar de não acreditar". No quesito organização, está otimista: "na minha opinião a polícia vai proteger os turistas e a organização da copa vai ser a suficiente para atender a todos”, completa.

Coliseu - Itália      Divulgação/blog italianaticos
Sobre a cultura de seu país, relata: “Os italianos ficam apreensivos e fervorosos, pois a Itália, assim como o Brasil, respira futebol e nesse momento, faltando poucos dias para a Copa, em todas as cantinas e praças o pessoal está reunido falando sobre a seleção." Cigarossa complementa "Vou torcer pelo Brasil. Já tenho mais tempo de Brasil do que de Itália, ensinei meus filhos e netos a torcerem pelo Brasil e não poderia ser diferente”.

Representando a Espanha, entrevistamos Jeanette Gallego que relata: “Quando anunciaram que a copa seria no Brasil, eu fiquei super feliz, pensava em ir ao estádio, ver pessoas de outros lugares do mundo. Depois que soube melhor como estava sendo feito, todos os gastos desnecessários, me chateou um pouco.”

Divulgação blog cultura espanhola
Torre de Collserola - Espanha  Divulgação/Cultura espanhola
A expectativa dela com a chegada dos estrangeiros é o respeito: “Eu espero que o povo brasileiro respeite todos os povos que virão até o nosso país, pois pelo menos na Espanha, todos tratam muito bem os estrangeiros que passam por lá, espero que possamos dar um exemplo a todos e que não ocorram assaltos e notícias que possam difamar mais o Brasil”. E completa falando um pouco sobre seu país de origem “A Espanha sempre foi fanática por futebol, falta apenas um título dessa importância para colocá-la em um lugar que todos os espanhóis queiram ver. As pessoas fazem como os brasileiros, juntam-se para discutir futebol. A minha torcida vai para o Brasil. Já estou há muito tempo aqui, vim pra cá com oito anos e cresci, tanto na escola como no meio dos amigos com todos torcendo pelo Brasil, não tive escolha e nos dias de hoje, me considero fã número um da seleção em tempos de Copa”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário